O que é Marketing de Busca? (Guia completo para anúncios de mecanismos de pesquisa)
Publicados: 2021-02-26Você quer saber “o que é Search Engine Marketing (SEM)?” Então, aqui está você! Você encontrou o melhor guia sobre SEM.
O Search Engine Marketing (SEM) é uma estratégia popular de marketing digital útil para obter um bom fluxo de tráfego para o seu site a partir dos mecanismos de pesquisa. É comercializar o seu negócio através de anúncios em motores de busca. Portanto, é uma maneira rápida e fácil de ganhar mais audiência e ficar à frente de seus concorrentes.
Então, estamos aqui com o guia completo sobre marketing de busca (SEM) especialmente ideal para iniciantes. Depois de concluir este guia, você terá o conhecimento geral do SEM, seus aspectos e algumas maneiras comprovadas de aplicar estratégias bem-sucedidas de marketing de mecanismos de busca.
Então, vamos começar.
A. O que é Search Engine Marketing (SEM)? - Visão geral
Em palavras simples, Search Engine Marketing (SEM) é o processo de marketing do seu negócio através de anúncios pagos em motores de busca como Google, Bing, Yahoo, etc. Isso ajuda seu site a aparecer acima dos resultados gratuitos nos mecanismos de pesquisa quando os usuários inserem determinadas palavras-chave.

Em outras palavras, o SEM torna sua página da web, produtos ou serviços visíveis nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Portanto, é provável que seu site ou blog receba mais visitantes dos mecanismos de pesquisa. Mais usuários significam mais negócios, o que, em última análise, ajuda você a lucrar mais com seus negócios.
A ideia é exibir seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa sempre que as pessoas pesquisarem determinadas consultas nos mecanismos de pesquisa. Isso significa que você pode executar campanhas publicitárias direcionadas a determinadas palavras-chave . E, sempre que as pessoas pesquisam esses termos, seu anúncio aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Agora, você pode ter visto anúncios pagos SEM nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa durante as pesquisas. Se você ainda não percebeu, como saber se um determinado resultado de pesquisa é um anúncio pago? Vamos ver isso no exemplo abaixo.

Aqui, temos um termo de pesquisa ' comprar nome de domínio ' para o qual existem vários resultados de pesquisa. Agora, você pode ver que o primeiro resultado tem o rótulo ' Anúncio ' nele. Isso mostra que este é um resultado pago. É um exemplo de SEM. E, os outros são resultados orgânicos.
Quantos resultados pagos aparecem nos resultados de pesquisa?
No exemplo acima, há apenas um resultado pago. No entanto, pode haver uma listagem de vários resultados pagos para os mesmos termos de pesquisa em momentos diferentes.
É simplesmente porque várias marcas e empresas podem executar campanhas de marketing de mecanismos de pesquisa para palavras-chave semelhantes. E, entre os resultados pagos também, os buscadores possuem estratégias diferentes para determinar o número de resultados e suas classificações. E também falaremos sobre o processo de classificação dos resultados pagos abaixo.
Vê-se que os resultados pagos sempre superam os rankings de resultados orgânicos. Na maioria dos casos, é verdade. No entanto, há casos em que seu resultado pago pode aparecer abaixo dos resultados orgânicos.
B. As 3 principais plataformas de SEM para iniciar o marketing
As plataformas de Search Engine Marketing (SEM) são ferramentas específicas oferecidas pelos mecanismos de pesquisa para permitir que os profissionais de marketing executem e gerenciem campanhas publicitárias pagas. Eles permitem que você crie anúncios, aloque orçamento, selecione o tipo de campanha, escolha palavras-chave, analise e outras preferências.
Existem diferentes plataformas SEM que você pode usar para executar suas campanhas publicitárias. A maioria deles são criados pelos próprios motores de busca. Por exemplo, o Google Ads é criado pelo Google. Da mesma forma, o Microsoft Advertising é criado pela Microsoft (proprietária do Bing).

Normalmente, as plataformas exibem anúncios em seus próprios mecanismos de pesquisa nativos. Considerando que algumas plataformas também gerenciam anúncios em outros mecanismos de pesquisa. Por exemplo, o Microsoft Advertising gerencia anúncios no DuckDuckGo, Google Ads no Ask.com etc.
Além disso, as plataformas de anúncios fornecem outras ferramentas para ajudar você a otimizar seus anúncios. Exemplo: o Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta para ajudar você a encontrar palavras-chave apropriadas para o Google Ads.
Todas as plataformas SEM operam principalmente na estratégia de marketing PPC (pay-per-click). Isso significa que você só terá que pagar se alguém clicar em seus anúncios. No entanto, o valor do CPC (Cost Per Click) pode variar em diferentes plataformas. É o custo que um anunciante tem que pagar por clique em seu anúncio. Falaremos mais sobre isso depois.
Agora, aqui estão algumas das plataformas SEM populares.
1. Anúncios do Google
O Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords) é a plataforma SEM que ajuda você a anunciar no mecanismo de pesquisa do Google. É a plataforma mais popular em comparação com outras. É popular pela razão óbvia de gerenciar anúncios no Google, o mecanismo de pesquisa mais popular.

Para começar a usar o Google Ads, você só precisa ter uma conta do Google. Em seguida, basta se inscrever no Google Ads e começar a criar sua campanha imediatamente. Você pode escolher um local, palavras-chave para encontrar mais clientes em potencial. Da mesma forma, oferece um limite de orçamento flexível, tempo e capacidade de pausar/retomar seu anúncio a qualquer momento.
2. Microsoft Advertising (Bing Ads)
O Microsoft Advertising (anteriormente chamado de Bing Ads) é uma plataforma de anúncios oferecida pela Microsoft. É usado especificamente para executar campanhas publicitárias no Bing. No entanto, depois de se inscrever e executar uma campanha publicitária no Bing, os anúncios também serão exibidos no DuckDuckGo.

Com o Bing Ads, você também pode optar por exibir ou restringir anúncios de acordo com dispositivos, locais e fusos horários. Além disso, você pode dar lances em palavras-chave específicas para ter a classificação de anúncio mais alta nessas palavras-chave. Tem um CPC baixo em comparação com o Google Ads.
3. Verizon Media Native (Yahoo! Gemini)
Verizon Media Native (Yahoo! Gemini anteriormente) é uma empresa de anúncios em mecanismos de busca. É propriedade da Verizon Media, que também é proprietária do Yahoo!. Esta empresa de publicidade lida com anúncios de pesquisa principalmente para o Yahoo! e AOL.

É também um serviço popular para publicidade nativa. É o tipo de publicidade em que os anúncios correspondem à plataforma em que aparecem.
C. SEM vs. SEO – Qual é a diferença?
Você pode ter alguma ideia sobre SEM até agora, que é a forma de marketing pago com motores de busca. Da mesma forma, Search Engine Optimization (SEO) também é uma estratégia para comercializar sua empresa ou site com mecanismos de busca.

Mas, ao contrário do SEM, o SEO se concentra em obter tráfego gratuito ou orgânico sem pagar para obter um lugar nos mecanismos de pesquisa. Em vez disso, o SEO se concentra na otimização de sites para que eles se tornem elegíveis para uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Então, você vê que ambas as técnicas aplicaram a promoção do mecanismo de busca para ganhar tráfego. Além disso, ambas as estratégias de marketing se concentram em exibir resultados relevantes para a palavra-chave de pesquisa.
Agora, aqui estão algumas das diferenças entre SEO e SEM com base em vários fatores.
Eu custo
Agora, a primeira e principal diferença entre SEO e SEM é o custo dessas campanhas. O SEM funciona exibindo resultados pagos para uma palavra-chave específica nos mecanismos de pesquisa, o que obviamente exige que você pague. Enquanto o SEO se concentra em ganhar a classificação do mecanismo de pesquisa sem pagar , mas otimizando seu site para palavras-chave relevantes e melhor experiência do usuário.
ii) Tempo
Da mesma forma, o SEM fornece resultados mais rápidos em comparação com o SEO. Com o SEM, você pode colocar seu resultado pago imediatamente em apenas alguns passos. Você pode começar a executar campanhas de anúncios pagos a qualquer momento, o que começará a mostrar os resultados nas SERPs logo após o início da campanha. Assim, você pode começar a gerar renda muito em breve.
Considerando que, SEO não acontece durante a noite . Requer um longo período de tempo para competir com outros sites e ganhar classificações com base na qualidade que oferece aos usuários. Várias coisas como velocidade do site, segurança, qualidade do conteúdo, facilidade de uso, confiança dos usuários, credibilidade, etc. são levadas em consideração ao manter o SEO.
iii) Posição
Já mencionamos acima que os resultados do SEM são colocados antes dos resultados orgânicos nas SERPs . Com isso, seu esforço SEM deixa você à frente de seus concorrentes. Assim, sua marca terá uma boa exposição. Além disso, você terá um bom fluxo de visitantes para o seu site e venderá mais.
iv) Duração do Ranking
Outra diferença, o SEO é uma estratégia de longo prazo em relação ao SEM . As estratégias de SEO ajudam sua página da web a obter uma posição duradoura em um mecanismo de pesquisa. O ponto das páginas pode subir e descer às vezes, o que você pode trabalhar para melhorar. Mas, as páginas da web, uma vez otimizadas para SEO, permanecem na classificação mais alta por mais tempo. E assim, suas páginas da web classificadas com SEO fornecem valor ao longo do tempo.
No caso do SEM, seus resultados só aparecem nas SERPs enquanto você desejar pagar pela sua campanha. Além disso, você pode optar por remover o anúncio a qualquer momento.
De qualquer forma, tanto o SEM quanto o SEO são estratégias importantes para seus esforços de marketing online. Então, recomendamos que você faça uma leitura completa sobre 'O que é Search Engine Optimization (SEO)?' com nosso guia detalhado. Ele ajuda você a aprender o básico de SEO, como ele funciona e algumas técnicas comprovadas de SEO.
D. Como o SEM funciona – Entendendo o PPC
Pay-Per-Click (PPC) é uma estratégia de marketing em que você é cobrado toda vez que seus anúncios recebem cliques. Além disso, você só está sujeito a pagar quando alguém clica no seu anúncio. Daí o nome, Pay-Per-Click.

PPC está associado ao marketing do Search Engine . Então, vamos falar sobre isso aqui.
Basicamente, plataformas SEM como Google Ads, Microsoft Advertising e outros anunciantes de busca adotaram o uso do modelo PPC para pagamento .
No entanto, o SEM também permite outras formas de pagamento, como pagamento baseado em impressão, conversão, etc. Mas o PPC é o mais popular e o melhor . Existem apenas casos raros em que os anunciantes usam métodos diferentes do PPC.
As estratégias de pagamento PPC não se limitam apenas aos mecanismos de pesquisa. Mídias sociais como Facebook, Instagram , etc começaram a usar o PPC como uma de suas estratégias de publicidade.
De qualquer forma, o PPC é a forma mais popular de publicidade nos motores de busca. Essa é a razão pela qual as pessoas se referem ao SEM como marketing PPC. Além disso, esses dois termos são vistos usados de forma intercambiável.
Se a estratégia de PPC for usada para anúncios que não sejam pesquisas, você não poderá se referir a ela como SEM. Caso contrário, PPC normalmente significa SEM.
E. Benefícios do Search Engine Marketing (SEM)
Vamos ver os benefícios que o marketing do Search Engine oferece.
1) Alcance e resultados instantâneos
Com campanhas de SEM, você pode alcançar seus clientes-alvo instantaneamente . Assim que você iniciar a campanha, seu anúncio começará a ser exibido nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa para sua palavra-chave de destino. E, como resultado, eles também trarão crescimento instantâneo.

Com isso, você pode exibir seus produtos e serviços como anúncios e gerar receita com eles em pouco tempo.
2) Conhecimento da marca
Com o SEM, você pode exibir o nome e os serviços de sua marca com seus anúncios nos mecanismos de pesquisa . Assim, você pode conscientizar as pessoas sobre sua marca e os serviços que sua marca oferece. Além disso, seu anúncio é colocado no topo da página de resultados para que receba mais atenção em comparação com outros.
Agora, com as pessoas percebendo sua marca, elas ficam mais familiarizadas com o nome na próxima vez que a virem. E, eles podem até usar seus serviços.
3) Baixo Custo
A melhor coisa sobre SEM é o seu modelo de pagamento ou seja, PPC. Já mencionamos acima, como marca, você terá que pagar apenas o valor de acordo com os cliques que receber. Ou seja, nem custa você apenas executar a campanha PPC.
Lembre-se de que o custo que você terá que pagar pela campanha pode variar. Isso realmente depende do tipo de campanha, da concorrência, da dificuldade da palavra-chave e do valor que você deseja oferecer por clique no anúncio.
4) Público-alvo com intenção de compra
No marketing tradicional (por exemplo, anúncios na TV, rádio, etc), os anúncios são transmitidos para todos os tipos de pessoas aleatoriamente sem segmentação. Ou algumas estratégias (por exemplo, e-mail marketing) permitem segmentar um grupo relevante de públicos, mas você não pode dizer se eles provavelmente comprarão de você.
No entanto, com o SEM, você pode capturar visitantes com mais intenções de compra, diferente de qualquer outra abordagem de marketing. E então, você pode converter os visitantes em clientes.

É porque o marketing SEM é puramente baseado em palavras-chave alvo. Assim, seus anúncios serão exibidos apenas para pessoas que pesquisarem determinadas palavras-chave que você selecionou como sua palavra-chave de destino.
Por exemplo, se você for uma empresa que vende acessórios de computador, poderá exibir seu anúncio em palavras-chave como ' acessórios de computador baratos '. Portanto, ele será exibido apenas para as pessoas que pesquisarem o termo. As pessoas pesquisam esses tipos de palavras-chave geralmente com o objetivo de comprar.
5) Público-alvo com base na localização
Várias plataformas SEM, como o Google Adwords, permitem segmentar públicos com base na localização geográfica. Você pode optar por exibir seus anúncios em uma determinada área, como países, regiões ou até mesmo uma pequena área.

A segmentação por local é importante para pequenas empresas conquistarem clientes locais em uma determinada área. Dessa forma, você pode anunciar para visitantes mais específicos e clientes em potencial.
Além disso, oferece a exclusão de anúncios em determinados locais. Portanto, você pode usar esse recurso para excluir a exibição de anúncios de lugares onde provavelmente não encontrará clientes.
6) Remarketing/Retargeting
Remarketing/Retargeting é a prática de anunciar para usuários que já visitaram seu site e saíram sem usar seus serviços.
O redirecionamento ajuda você a exibir seus anúncios para os mesmos usuários em diferentes sites, aplicativos ou pesquisas do Google. Dessa forma, você pode converter os usuários abandonados em clientes pagantes. Além disso, esta é uma maneira comprovada de aumentar a taxa de conversão e o ROI (Retorno do Investimento).
7) Campanhas baseadas em temporada
Você pode iniciar e interromper sua campanha publicitária a qualquer momento. É uma das principais características do SEM.
Com isso, você pode executar suas campanhas publicitárias nos momentos apropriados para o crescimento do seu negócio. Por exemplo, você pode criar e executar campanhas publicitárias para vender produtos durante festivais. Ou, as lojas de esportes podem anunciar kits de camisa durante o início das ligas e temporadas de jogos.
F. Palavras-chave SEM (Escolhendo as palavras-chave certas)
Palavras-chave SEM são os termos ou uma combinação de palavras para as quais você deseja que seus anúncios apareçam nos resultados do mecanismo de pesquisa. Palavras-chave estão entre os aspectos mais importantes do marketing de busca.

No SEM, você segmenta uma palavra-chave que os usuários provavelmente pesquisarão nos mecanismos de pesquisa. E seus anúncios serão exibidos quando alguém digitar consultas de pesquisa semelhantes. Plataformas de marketing de mecanismos de pesquisa, como o Google Ads, permitem que você insira sua palavra-chave preferida durante a criação de anúncios.
Escolher as palavras-chave certas para suas campanhas publicitárias patrocinadas torna sua empresa a mais lucrativa.
Então, qual é a palavra-chave certa para o seu anúncio?
Escolher palavras-chave é uma decisão que você terá que tomar depois de pensar bem. Então, aqui estão algumas das coisas a serem lembradas ao escolher palavras-chave.
a) Relevância da palavra-chave
O mais importante, claro, você deve escolher uma palavra-chave relevante . Ou seja, a palavra-chave escolhida deve se concentrar na descrição dos produtos e serviços que você oferece. Assim, você estará visível para os visitantes quando as pessoas pesquisarem por consultas relevantes como sua empresa.
Suponha que você queira que os usuários se inscrevam em um webinar que você está realizando sobre marketing. Em seguida, você pode veicular um anúncio usando uma palavra-chave relevante como ' Webinar Gratuito sobre Marketing '. As pessoas que realmente desejam participar do webinar podem pesquisar os mesmos termos para os quais seu anúncio será exibido.

Se seu anúncio for exibido em algumas outras palavras-chave aleatórias, é menos provável que ele converta.
b) Volume de pesquisa
Além da relevância, você também deve verificar o volume de pesquisa das palavras-chave (o número de pesquisas mensais sobre uma palavra-chave específica). Isso ocorre porque, se sua palavra-chave de destino tiver um volume de pesquisa baixo, ela receberá menos visitantes.
Por exemplo, você está criando um anúncio para direcionar o tráfego em seu site vendendo temas do WordPress. Então, você pode dar lances em algumas palavras-chave relevantes, como ' melhores modelos do WordPress '. Mas, se uma palavra-chave semelhante como ' melhores temas do WordPress ' tiver um volume de pesquisa maior, convém criar um anúncio segmentando essa palavra-chave.

Para verificar os volumes de pesquisa, você pode obter ajuda de várias ferramentas de marketing digital e palavras-chave. Mecanismos de pesquisa como Google e Bing oferecem a você pesquisar palavras-chave em sua própria plataforma. Além disso, você pode usar outras ferramentas como SEMRush, Ahrefs, Long Tail Pro, etc.
c) Competição
Aqui está um fato! As palavras-chave com maior relevância e alto volume de pesquisa têm mais concorrência. Isso significa que outras marcas também podem ter campanhas publicitárias nas mesmas palavras-chave. Portanto, isso pode afetar a classificação do seu anúncio.
Com alta concorrência, o custo de sua licitação também chega a ser alto. Portanto, se você é uma pequena empresa, pode não acompanhar as grandes marcas com orçamentos maiores.
Nesse caso, você pode exibir anúncios em palavras-chave mais específicas, também conhecidas como palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, você é uma empresa de design de interiores com sede em, digamos, Nova York. Em seguida, você pode escolher palavras-chave como ' Designer de Interiores em Nova York ' em vez de apenas ' Designer de Interiores '.

Aqui, a palavra-chave ' Designer de interiores em Nova York ' é uma palavra-chave de cauda longa que segmenta clientes para um serviço específico em um determinado local.
Palavras-chave de cauda longa podem ter um volume de pesquisa menor. Mas, você terá um lugar nos mecanismos de pesquisa quando as pessoas pesquisarem especificamente essa palavra-chave.
Portanto, uma boa ideia de selecionar uma palavra-chave seria equilibrar a relevância da palavra-chave, o volume de pesquisa e a concorrência da palavra-chave.
G. Como pesquisar palavras-chave para SEM?
Basicamente, a pesquisa de palavras-chave é o processo de descobrir palavras-chave que você deve segmentar em seus anúncios de mecanismos de pesquisa . Para ser mais preciso, é o ato de escolher as frases-chave que melhor convertem para o seu negócio. Ou, mais simplesmente, trata-se de saber quais palavras-chave os usuários digitam nos mecanismos de pesquisa para pesquisar empresas como a sua.

A pesquisa de palavras-chave permite que você conheça as palavras-chave mais relevantes para seu anúncio. Além disso, você pode saber qual é o volume de pesquisa e a concorrência nessas palavras-chave. Isso torna mais fácil planejar melhor suas palavras-chave.
Não se trata apenas de usar e confiar totalmente nas ferramentas e tecnologias para encontrar as melhores palavras-chave. Mas, envolve usar seu senso para entender seus clientes em potencial. Você deve pensar criticamente sobre o que os usuários digitariam na caixa de pesquisa para que seu anúncio os alcançasse.
Aqui estão as coisas que você pode fazer para começar.
01. Criar lista de palavras-chave inicial
Você pode iniciar sua palavra-chave preparando uma lista inicial de palavras-chave do texto do anúncio. Vá até a página da web/página de destino para a qual seu anúncio redireciona. Em seguida, liste um punhado de palavras-chave.
Certifique-se de se concentrar em escolher as palavras-chave mais relevantes para esta lista. Escolha termos relacionados à sua marca e palavras-chave que descrevam sua empresa.
Além disso, você deve se concentrar em palavras-chave específicas (palavras-chave de cauda longa) em vez de um termo geral que indica sua empresa.

Além disso, você pode usar sinônimos ou outras variações das palavras-chave, se desejar. Assim, você pode ter uma lista maior de todas as palavras-chave possíveis.
02. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Você pode ter a ajuda de ferramentas de pesquisa de palavras-chave para expandir sua lista. Além disso, você pode usá-lo para refinar suas palavras-chave, eliminando algumas. Como já mencionado, as ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais populares são:
- Planejador de palavras-chave do Google
- Ferramenta Planejador de Palavras-Chave da Microsoft
- SEMRush
- Ahrefs
- Cauda Longa Pro, etc.
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave permitem que você insira a palavra-chave sobre sua empresa ou serviço. Em seguida, ele apresenta sugestões de palavras-chave que você pode usar. Você pode incluir essas palavras-chave sugeridas em sua lista.

Enquanto isso, você também pode usar as ferramentas para verificar o volume de pesquisa, a concorrência e o CPC (custo por clique) para cada palavra-chave da sua lista. Então, você pode eliminar as palavras-chave com alta concorrência e CPC.

Palavras-chave com alto volume de pesquisa e baixa concorrência são as mais desejáveis.
03. Criar Grupo de Anúncios
Criar um grupo de anúncios é uma etapa importante em seus esforços de pesquisa de palavras-chave. Um grupo de anúncios é uma lista que consiste em palavras-chave intimamente relacionadas.
Na verdade, um grupo de anúncios é um recurso que as plataformas SEM oferecem. O recurso permite que você crie um grupo contendo uma lista de palavras-chave para as quais deseja exibir seu anúncio de campanha.
Isso significa que você adiciona as palavras-chave relevantes ao grupo de anúncios que as pessoas têm mais probabilidade de pesquisar. E seu anúncio seria relevante para a pesquisa deles.
Por exemplo, se você deseja promover sua cafeteria em seu local, seu grupo de anúncios pode conter palavras-chave como
- melhor lugar de café
- café perto de mim
- bom café nas proximidades
- café mais próximo, etc.
Você pode usar as palavras-chave que você coletou e refinou com as ferramentas SEM anteriores.
04. Atribuir tipos de correspondência
Agora, ao inserir as palavras-chave nos grupos de anúncios, você também pode atribuir um tipo de correspondência a cada palavra-chave de destino. Especificar o tipo de correspondência de palavras-chave permite controlar com que rigor você deseja que a consulta de pesquisa dos usuários corresponda à sua palavra-chave para exibir seus anúncios.
Existem especialmente 3 tipos de correspondências de palavras-chave.
- Palavra- chave de correspondência ampla – a consulta de pesquisa dos usuários contendo qualquer combinação ou parte de uma palavra-chave de correspondência ampla de sua campanha exibirá seu anúncio. Por exemplo, se alguém pesquisar com as palavras-chave 'academia de codificação', provavelmente verá um anúncio de 'aulas de codificação on-line'.
- Palavra- chave de correspondência de frase – seu anúncio será exibido se a consulta de pesquisa corresponder exatamente a uma palavra-chave de correspondência de frase. No entanto, o termo de pesquisa pode ter outras palavras antes ou depois da palavra-chave de correspondência de frase.
- Palavra- chave de correspondência exata – quando você usa a palavra-chave de correspondência exata, seu anúncio será exibido apenas quando o termo de pesquisa dos usuários corresponder à palavra-chave que você está segmentando.
Observação:
Quando você adiciona uma palavra-chave a grupos de anúncios, ela é uma palavra-chave de correspondência ampla por padrão. Exemplo: uma palavra-chave
Se você escrever as palavras-chave entre aspas, ela se tornará uma palavra-chave de correspondência de frase. Exemplo: “Uma palavra-chave”
E, para adicionar uma palavra-chave de correspondência exata, escreva-a entre colchetes. Exemplo: [Uma palavra-chave]
05. Adicionar palavra-chave negativa
Uma palavra-chave negativa é uma palavra-chave que você não deseja incluir em sua campanha. Essas são as palavras-chave para as quais você não deseja exibir seu anúncio.
As palavras-chave negativas podem de alguma forma estar relacionadas às palavras-chave de destino, mas não são relevantes para o seu negócio. Além disso, seu anúncio pode encontrar usuários com diferentes intenções de pesquisa. Portanto, principalmente, uma palavra-chave negativa evita que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas irrelevantes.
Por exemplo, se sua empresa vende smartphones, seus anúncios exibidos na frase de pesquisa "conserto de smartphones" são inúteis. Assim, você pode adicionar esse termo como uma palavra-chave negativa.
Da mesma forma, outras palavras-chave negativas comuns podem ser 'grátis', 'teste gratuito', 'cupons' etc.
H. Posição do anúncio SEM e leilão de anúncios
Você pode ter visto mais de um anúncio aparecendo nos mecanismos de pesquisa. No Google, até 4 anúncios pagos podem aparecer para uma única palavra-chave. Esses anúncios são executados por marcas individuais que fornecem serviços semelhantes a clientes com uma palavra-chave de destino semelhante.
O anúncio que obtém uma posição mais alta em uma página de resultados de pesquisa provavelmente receberá mais cliques. Assim, você terá a chance de vender mais. Portanto, toda empresa deseja que seu anúncio obtenha o primeiro lugar nos resultados de pesquisa .

No entanto, se muitas campanhas publicitárias estiverem sendo veiculadas para palavras-chave de destino semelhantes, haverá alta concorrência . E seu anúncio pode nem aparecer na página de resultados do mecanismo de pesquisa, se não for otimizado corretamente.
Agora, uma pergunta pode surgir sobre como os anúncios obtêm um lugar nos resultados de pesquisa? Além disso, qual posição seu anúncio alcança?
Entre os profissionais de marketing amadores e iniciantes, há uma crença geral de que o anúncio com o orçamento mais alto sempre garante a primeira posição. É claro que ter um bom orçamento aumenta seus anúncios até certo ponto. Mas há mais fatores que fazem uma campanha de marketing de busca bem-sucedida.
Agora, os mecanismos de pesquisa selecionam os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa com base em um processo chamado leilão de anúncios . Explicaremos isso nas seções a seguir.
O que é o leilão de anúncios e como funciona?
Leilão de anúncios o processo que determina se seu anúncio está qualificado para exibição em SERPs. Ele também decide qual posição seu anúncio alcançará.
O processo de leilão de anúncios é acionado quando alguém insere uma consulta de pesquisa. Se a intenção de pesquisa dos usuários corresponder a qualquer palavra-chave de destino em seu grupo de anúncios, seu anúncio entrará no leilão. Em seguida, os motores de busca verificam principalmente 2 parâmetros do seu anúncio. Eles estão:
- Lance máximo
- Índice de qualidade
1. Lance Máximo
O lance máximo , também chamado de CPC máximo (Custo por clique), é o valor mais alto que você deseja pagar quando alguém clica em seu anúncio . Você tem permissão para definir seu valor máximo de lance ao criar sua campanha de anúncios em plataformas SEM.
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave também fornecem informações sobre os lances máximos das palavras-chave com base na análise de campanhas anteriores. Assim, você pode usar as ferramentas para verificar o CPC máximo de todas as palavras-chave individuais em seu grupo de anúncios.
Você pode definir o lance máximo agregando o CPC máximo das palavras-chave. Ou você também pode definir o CPC máximo com base em uma palavra-chave individual. Você decide.
2. Índice de qualidade
O índice de qualidade é um parâmetro que fornece a qualidade geral do seu anúncio . Várias coisas são levadas em consideração para determinar o índice de qualidade dos anúncios. Ele se concentra em sua organização de anúncios, na experiência dos usuários em sua página de destino, no desempenho histórico etc. para avaliar o índice de qualidade.
Sua própria plataforma SEM calcula o índice de qualidade de sua palavra-chave alvo com base nesses fatores. E, a pontuação varia de 1 a 10, sendo 10 a melhor pontuação.
Existem basicamente três fatores que determinam o índice de qualidade do seu anúncio. Eles estão
- CTR (taxa de cliques) – é o número de cliques previstos que seu anúncio pode receber quando for exibido nos resultados de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa preveem a CTR esperada com base nos dados históricos das palavras-chave usadas em seu anúncio.
- Relevância – Os mecanismos de pesquisa verificam a correspondência do termo de pesquisa com a frase no título e na descrição do anúncio. Anúncios mais relevantes aumentam o índice de qualidade.
- Experiência na página de destino – Ter uma página de destino relevante que corresponda à intenção de pesquisa dos usuários pode aumentar a experiência da página de destino dos usuários. Além disso, informa com que facilidade os visitantes podem usar os serviços vinculados na página de destino dos anúncios.
O que é a classificação do anúncio e como ela é calculada?
Agora, os mecanismos de pesquisa usam essas duas métricas: lance máximo e índice de qualidade para calcular a nova métrica chamada classificação do anúncio .
A classificação do anúncio é a pontuação do seu anúncio que determina onde seu anúncio será colocado em comparação com os concorrentes. A fórmula matemática para calcular a classificação do anúncio é:
Classificação do anúncio = Lance máximo × Índice de qualidade
Os anúncios em um resultado de pesquisa serão exibidos na ordem de sua pontuação de classificação de anúncio individual.
Isso também mostra a importância do índice de qualidade de seu anúncio, pois é a metade da qual sua classificação de anúncio depende. Assim, você pode se concentrar em melhorar o índice de qualidade de seus anúncios. É importante ressaltar que isso ajuda seu anúncio a alcançar uma posição mais alta a um custo menor.
Agora, vamos entender a classificação do anúncio com um exemplo.
Digamos que 3 anúncios A, B e C estão competindo entre si. O lance máximo dos anúncios A, B e C são R$ 2, R$ 3 e R$ 3,5, respectivamente, com seus índices de qualidade 8, 7 e 4.
Portanto, a pontuação da classificação do anúncio de A = 2 × 8 = 16
Da mesma forma, a pontuação da classificação do anúncio de B = 3 × 7 = 21
Por fim, a pontuação da classificação do anúncio de C = 3,5 × 4 = 14
Como o anúncio B tem o valor mais alto para a classificação do anúncio, ele obterá a primeira posição. Da mesma forma, os anúncios A e C ficarão na segunda e terceira posições, respectivamente.
Este exemplo também deixa claro que apenas um orçamento mais alto não lhe dará o lugar mais alto nos resultados pagos do mecanismo de pesquisa. Ou seja, você também deve ter um bom índice de qualidade.
Portanto, em vez de apenas gastar mais em seu orçamento de anúncios, você deve se concentrar em aumentar o índice de qualidade dos anúncios. Para fazer isso, você pode otimizar suas páginas de destino, escrever cabeçalhos e descrições atraentes, etc.
Qual é o seu custo real por clique (CPC)?
Então, você realmente precisa pagar o valor máximo do lance pelos cliques que os anúncios recebem? A resposta é não!

Você só terá que pagar o valor suficiente para superar o anúncio abaixo de sua posição. Suponha que seu anúncio esteja na segunda posição. Então, seu CPC seria o valor que faz com que a pontuação do seu anúncio seja um pouco maior do que o anúncio na terceira posição.
No entanto, o último anúncio na lista de resultados de pesquisa pagos teria que pagar o valor do lance mais alto.
Agora, a partir do exemplo acima, vamos descobrir quanto os anúncios A, B e C pagariam.
O anúncio C pagaria o valor de lance mais alto, ou seja, US$ 3,5, pois é o último no pedido. Seu valor de classificação do anúncio é 14.
Agora, para superar o anúncio C (classificação do anúncio = 14), o anúncio A deve ter uma classificação de anúncio um pouco maior que 14. Apenas para demonstração, digamos que você deva ter uma pontuação de classificação de anúncio de 14,05.
Agora, vamos calcular. Índice de qualidade do anúncio de A = 8. Índice de classificação do anúncio obrigatório = 14,05. Assim, o CPC para A é: 14,05 / 8 = 1,756.
Portanto, o CPC do anúncio A seria de US$ 1,76.
Da mesma forma, o anúncio A tem um valor de classificação de anúncio de 16. Para superar isso, o anúncio B deve ter pelo menos um valor de classificação de anúncio de 16,05. E seu índice de qualidade é 7. Então, seu CPC seria 16,05 / 7 = 2,29.
Portanto, o CPC do anúncio B seria de US$ 2,29.
Claramente, você não terá que pagar o valor do lance mais alto, mas apenas o valor suficiente para superar a classificação do anúncio abaixo do seu.
Onde seu anúncio pode ser exibido em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP)?
É um fato menos conhecido que os anúncios pagos também podem aparecer abaixo dos resultados orgânicos na parte inferior da página. É porque as pessoas geralmente pensam que os anúncios de texto pagos sempre aparecem no topo da página de resultados acima dos resultados orgânicos.
Veja esta pesquisa do Google, por exemplo, na qual um anúncio está aparecendo abaixo dos resultados orgânicos.

Quanto ao Google, ele usa um algoritmo para determinar a posição dos anúncios. Ele definiu valores mínimos de classificação de anúncios para:
- Para exibir na página de resultados.
- Para exibir anúncios acima dos resultados orgânicos.
O Google define o valor mínimo de classificação do anúncio dinamicamente para cada pesquisa e o valor é diferente em cada pesquisa.
Agora, o valor de classificação do seu anúncio precisa exceder esses dois valores para aparecer na parte superior da página de resultados sobre os resultados orgânicos .
Se exceder apenas o valor mínimo para exibição na página de resultados , será colocado abaixo dos resultados orgânicos .
Se a classificação do anúncio do seu anúncio não atender ao valor mínimo para exibição na página de resultados, ele será descartado.
Vamos ver um exemplo.
Suponha que a classificação mínima do anúncio para exibição na página de resultados seja 10 . And, the minimum ad rank value to display above the organic list is 50 .
Then, any ad with an ad rank value of more than 10 would appear in the result. And, if the rank exceeds 50, then it'll display above the organic results . If the ad rank value is below 10, then it'll not appear anywhere on the result page.
With that said, now let's go ahead and see an actual example of how to create a Search Engine Marketing (SEM) strategy with Google Ads. Vamos começar!
I. How to do SEM Properly (Using Google Ads)
Now, you might want to learn how to carry out search engine marketing properly. Here, we're demonstrating the stepwise process of creating an ad campaign with Google Ads.
For demonstration, we'll be creating an ad for promoting men's fashion sunglasses in Atlanta.
But before that, you should create a complete website for your business. And, most importantly it should have a well-designed landing page. The landing page is where your audience will land after clicking on the ad link. Make sure it has plenty of call-to-action elements, cool design.
Vamos começar.
Step 1: Sign Up to Google Ads
To start with Google Ads, you need to have a Google account first. So, you should create your Google account first if you already don't have one.
First, go to your web browser and enter the URL 'ads.google.com'. Then, click on 'Start now'.

After that, sign in with your Google account and password.

Then, click on 'New Google Ads Account'.

Step 2: Create Campaign
After that, it asks you to select your advertising main goal. But, you can just skip that and click on 'Switch to Expert Mode'. That provides more ease in creating campaigns.

On the next page, you'll have to provide some information. First, select your campaign goal 'Website traffic'. And then, select campaign type 'Search'. Then click on 'Continue'.

Step 3: Campaign Settings
On the next page, you'll need to manage campaign settings. Start by giving your campaign a suitable name. In Networks , untick both Search Network and Display Network . They're not important for displaying text-based ads on Google.

After that, enter your custom target location by clicking on 'Enter another location'.

Then below, you'll come across the 'Budget and bidding' section. First, enter the amount you want to spend per day. Typically, $5 to $10 is good for starting.
Then, tick on 'set the maximum cost per click bid limit' and enter your max CPC bid. The keywords you use for the ad determines your maximum CPC better. You can just enter $1 for now, which you can also change later by better analysis.

You can also check other settings in this section if you like. You can find settings like ads start date, end date, schedule, targeting options, extensions, etc. However, you can also work on these settings later if you want.
After that's done, you can just click on the 'Save and Continue' button that you see at the end of the page.
Step 4: Set Up Ad Groups
This step is for selecting the keywords and adding them to an ad group. These keywords determine if your ad reaches your target customers. So, it's better to do good keyword research first.
For that, you could take help from the Google Keyword Planner, the tool provided by Google itself. But, you can't use it until you've completed creating your first ad campaign. So for now, you can just enter some keywords that you think fits best.
First, give your ad group a name. Then, enter some keywords that you think people would search in Google to find services like yours. We recommend you enter at least 5 keywords. And, don't forget to assign appropriate match types.
After that, click on Save and Continue.

Step 5: Create Ads
The next step is creating an ad copy. Here, you'll have to write the most attractive headlines, descriptions, and URLs.
First, enter the URL of your landing page ie the page that you want your visitors to reach when they click on your ad.
Depois disso, escreva títulos apropriados para o seu anúncio. Você pode inserir até 3 cabeçalhos. Portanto, use-os com sabedoria para que seu anúncio pareça atraente. Certifique-se de que não é muito longo, mas tem um comprimento razoável. É importante que nenhum caractere fique oculto quando seu anúncio aparecer no Google. Você pode verificá-lo na tela simultaneamente ao criar um anúncio.
Depois disso, você pode inserir a descrição. Você pode escrever 2 descrições, ambas com até 90 caracteres.

Feito isso, clique em 'Salvar e continuar'.
Etapa 6: configurar o faturamento
Em seguida, você terá que inserir suas informações de pagamento junto com outros detalhes. Você pode escolher entre várias opções de métodos de pagamento, como cartões de crédito/débito e contas bancárias.
Você deve inserir sua localização e escolher primeiro uma preferência para receber dicas, ofertas, etc.
Em seguida, escolha o tipo de conta: empresa ou pessoa física e insira o nome da empresa. E depois disso, insira suas informações de pagamento.

Lá, você deve inserir o número do cartão e o nome do titular do cartão se escolher a opção de cartão de crédito/débito. Se você escolher 'Banco', deverá inserir o nome do banco, o número de roteamento do tipo de conta, o número da conta.
Em seguida, clique em Enviar.

Depois de concluir todas essas etapas, você acessará o painel do Google Ads. A partir daqui, você pode monitorar suas campanhas, editar palavras-chave, configurações e visualizar as análises.

Etapa 7: use o Planejador de palavras-chave do Google
Além disso, você terá acesso à ferramenta Google Keyword Planner. Para isso, vá para Ferramentas e Configurações na parte superior. Em seguida, vá para Planejamento > Planejador de palavras-chave .

Depois disso, clique em 'Descobrir novas palavras-chave'.

Na página seguinte, insira uma ou mais palavras-chave relevantes e clique em 'Obter resultados'.

Em seguida, ele exibirá as ideias de palavras-chave relacionadas às palavras-chave inseridas com suas pesquisas mensais, concorrência e CPCs. Você pode filtrá-los com seu próprio pensamento e adicioná-los ao seu grupo de anúncios.

É isso! É bem simples.
Mas criar anúncios do Google não garante o sucesso para você. Você deve garantir que o conteúdo do seu anúncio se destaque. Falaremos sobre essas estratégias legais de SEM a serem adotadas na próxima seção.
J. Estratégias legais de SEM a serem adotadas
Vamos ver algumas das estratégias que você pode aplicar em sua campanha de marketing de busca. Essas estratégias ajudam a melhorar suas campanhas para obter melhores retornos.
- Boa pesquisa e implementação de palavras-chave – A pesquisa adequada de palavras-chave é a chave para o marketing de mecanismos de pesquisa. Siga as etapas sobre as quais falamos anteriormente para a pesquisa de palavras-chave. Você pode começar criando uma lista inicial e depois refiná-la para obter mais palavras-chave específicas.
- Criando uma boa cópia do anúncio – Você precisa de uma cópia do anúncio atraente para gerar mais cliques em seu anúncio. Para isso, escreva um cabeçalho e uma descrição mais atraentes. Explique seus serviços com mais precisão. Além disso, certifique-se de incluir palavras-chave.
- Adicione palavras-chave relevantes em grupos de anúncios – Ao criar grupos de anúncios, certifique-se de adicionar as palavras-chave mais relevantes em um grupo de anúncios. Para palavras-chave com diferentes públicos-alvo, você pode criar um grupo de anúncios diferente. Além disso, preste mais atenção ao definir os tipos de correspondência.
- Clientes-alvo em mais plataformas SEM – o Google é responsável por cerca de 85% a 90% das pesquisas todos os meses. Portanto, anunciar no Google dá uma boa exposição ao seu negócio. Mas, além disso, você também pode anunciar em mecanismos de busca como Bing, Yahoo, AOL, etc., pois eles têm outro público que pode se interessar pelo seu negócio.
- Landing Page Relevante – Seu anúncio deve direcionar seus clientes para uma landing page relevante e bem projetada. Ou seja, os usuários devem chegar à página certa, onde encontrarão o que estão procurando. Caso contrário, eles podem pular seu site e comprar de seus concorrentes.
- Concentre-se também em SEO – SEM e SEO são complementares entre si. Embora sejam duas formas diferentes de marketing on-line, ambas são meios de direcionar o tráfego através dos mecanismos de pesquisa. E seus esforços de SEM com táticas de SEO podem ajudá-lo a gerar mais benefícios a longo prazo.
- Análise – Depois de iniciar sua campanha paga, você também deve estudar e conferir constantemente. Ele fornece informações sobre o desempenho do seu anúncio. Analise sua classificação, CTR (taxa de cliques), conversão, etc., e continue melhorando.
Com essas estratégias implementadas, acreditamos que você faz marketing de busca com sucesso e traz grandes resultados.
Conclusão
É isso. Esperamos que este guia tenha ajudado você a saber o que é Search Engine Marketing (SEM) e todos os aspectos relacionados a ele. Esperamos também que você entenda como realizar uma campanha paga para melhorar seu negócio com as melhores estratégias de SEM.
Se você tiver alguma dúvida sobre marketing de mecanismos de pesquisa, por favor, comente abaixo. Retornaremos o mais breve possível.
Também recomendamos que você verifique o guia detalhado sobre Search Engine Optimization (SEO). Ele ajuda você a ampliar ainda mais seus negócios com o fluxo constante de tráfego orgânico em seu site.
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